quarta-feira, 6 de março de 2013

Arte popular do Suriname




















Clima de Suriname





Bem, o clima é tropical,muito quente e as temperaturas médias máximas e mínimas dos dias são praticamente idênticas em todos os meses.
Média máxima em torno de 30°C ea média mínima de 22°C a 23°C durante todo o ano.
O país ao longo da costa tem dois estações relativamente secas a partir de fevereiro a abril e de agosto a novembro, também são dois períodos de chuva entre maio e julho e entre dezembro e janeiro
A melhor época para visitar Suriname são as duas estações secas de fevereiro a abril e de agosto a novembro.



Fonte :http://www.colonialvoyage.com

Aspectos Físicos




Antiga colônia neerlandesa, a atual República do Suriname é um país sul-americano, cujos limites geográficos são os seguintes: ao norte: Oceano Atlântico; a leste: Guiana Francesa; ao sul: Brasil; a oeste: Guiana. A maior parte do Suriname encontra-se inserida no Escudo das Guianas e, a superfície do país, que tem por capital Paramaribo, é de 163.265 km².

Fonte: Portal São Francisco


 

terça-feira, 5 de março de 2013

Bandeira e o Brasão de Armas



Bandeira do Suriname

bandeira nacional do Suriname é formada por cinco listras horizontais de cores: verde, branco, vermelho, branco e verde (proporções 2-1-4-1-2). E uma estrela dourada de cinco pontas no centro da bandeira.
A bandeira foi adotada no dia da Independência do Suriname, em 25 de Novembro de 1975. A estrela representa a união dos grupos étnicos; a cor dourada significa sacrifício e altruísmo; o vermelho significa amor e progresso; o verde significa esperança e riqueza; e o branco significa justiça e liberdade.

O Brasão de armas do Suriname foi em 25 de Novembro de 1975, pela independente República do Suriname aprovou o brasão de armas. No brasão, uma faixa tem inscrita o lema "Justitia - Pietas - Fides" (Justiça - Piedade - Lealdade). Além disso, é constituída por dois nativos que ladeiam o escudo. A metade esquerda do escudo simboliza o passado, com escravos que foram raptados por navios para fora de África. A metade direita, simbolizando o presente, mostra uma Palma Real, simboliza a pessoa justa ("A pessoa só deve florescer como uma palmeira"). O diamante no meio é uma forma estilizada do coração, que é considerada como o órgão de amor. Os pontos do diamante mostram as quatro direções do vento. No interior do diamante está uma estrela de cinco pontas. Essa estrela simboliza os cinco continentes a partir do qual os habitantes do Suriname migraram: ÁfricaAméricaOceâniaÁsia e Europa

  FONTE: Brasil Escola

 

Cultura do país

Na sua cultura está inserido o artesanato, biografia, cibercultura, cinema, desporteos, entretenimento, folclore, gastronomia, passatempos, jogos, misticismo, mitologia, ocultismo, religião e turismo.

A mistura étnica do país é percebida nas crenças religiosas do povo. As maiores influências vêm de costumes católicos, por mais que exista fortes traços da religião dos hindus. O desenvolvimento das artes locais diminuiu pelo fato de grande parte da população erudita morar fora do país (principalmente nos Países Baixos), em busca de melhores oportunidades econômicas, além da repressão militar. Contudo, podem se apreciar esculturas que expressam parte da cultura dos índios(que no país é a população que vigora), e da população negra.

História do Suriname





Colonização
Inicialmente, o país era habitado por indígenas (aruaques, tupis e caraíbas), até a chegada dos espanhóis à América no século XV.  Mas as primeiras colônias estabelecidas foram inglesas, que trouxeram africanos para trabalhar em suas plantações de açúcar. Os comerciantes holandeses chegaram no século XVII e houveram guerras anglo-holandesas na disputa pelo território. A Inglaterra em 1667 cedeu o território à Holanda e em troca de outros territórios, mas somente após o Congresso de Viena é que a Holanda se firmou no poder.


Controle e Domínio Holandês
Durante o controle Holandês, foi plantada cana-de-açúcar e, mais tarde café. Utilizavam mão de obra escrava, mas com abolição da escravatura ela foi substituída por imigrantes orientais (indianos, indonésios e chineses).


Independência
A independência foi em 1975, mas já havia o autogoverno desde 1954. Com a independência, houve a troca do nome Guiana Holandesa para Suriname. Na década de 80, logo após a independência, o país sofreu ditadura militar com censura e proibição de partidos políticos. Nesse período, começou uma campanha guerrilheira e em 1987 a ditadura acabou. Foi eleito em 1988 um presidente com governo multirracial. Porém em 1990 a ditadura volta ao poder após um novo golpe, sendo que as eleições só voltaram a ocorrer em 1991 devido a uma forte pressão internacional.


Atualmente
Nos dias atuais o Suriname já vive uma fase de maior estabilidade política. Há a República Presidencialista no país, que é dividido em nove distritos. A estimativa é de que havia 447 mil habitantes em 2007 e a moeda local é o Dólar Surinamês.
 
FONTES: Sua Pesquisa, Brasil Escola, Portal São Francisco

Turismo






Foto do Parque Natural Brownsberg

O Suriname é aquilo que se pode chamar de um pedaço da Europa na América do Sul. Essas duas características se unem ao ponto de fazer do país um local único e singular. A história colonial do país está por toda a parte. O seu interior é coberto por selvas e culturas indígenas que caminham com o seu ritmo próprio.

Dois dos pontos turísticos:

Parque Natural Brownsberg – compreende uma área de floresta tropical montanhosa sobre um dos maiores reservatórios do mundo, a apenas uma hora e meia da capital.

Paramaribo
– uma cidade híbrida com características do norte da Europa com a América tropical, onde prédios contrastam com casa de madeiras e ruas ladeadas de palmeiras.


Fonte :http://www.bigviagem.com e http://www.geomade.com.br

 

Flora e Fauna



Fauna
     



Flora e Fauna



Flora


A flora e a fauna de Suriname é de natureza tropical. Possui grande quantidade de palmeiras, tartarugas e pássaros. Pode-se encontrar pastos, colinas cobertas de bosques e todo tipo de flora tropical. A região possui uma espetacular fauna que inclui aves de penas muito coloridas e brilhantes, mamíferos como a anta e macacos.

Fonte: www.rumbo.com.br